segunda-feira, 16 de março de 2009

Ditadura cultural

Ontem à noite, a APCM (Associação Antipirataria Cinema e Música) fechou a 'Discografias' - maior comunidade para troca de arquivos musicais do Orkut. Em comunicado oficial - que pode ser acessado neste link - eles dizem que a comunidade ignora 'todos os canais legais de divulgação e uma cadeia produtiva de compositores, autores, cantores, produtores fonográficos e etc.'

Agora, analisemos com calma. Quem é do meio musical sabe que, os artistas em geral, ganham pouco ou quase nada com a venda de CDs; vendas essas que estão cada vez mais em baixa. As gravadoras, então, adotam cada vez mais a política de reter o lucro dessas vendas, fazendo com que a maioria dos artistas sobrevivam apenas de seus shows. Insistem, então, no manjado discurso de defesa cultural.

Mas alguém acredita realmente nas boas intenções destas associações? Eles fazem exatamente o contrário do que pregam. Eu me pergunto, amigos, onde está a cultura que eles tanto falam? Nos cds de pagode, sertanejo e axé que eles vendem? Ou talvez nos cds do King Crimson, Tribal Tech, e para ilustrar exemplos nacionais, Egberto Gismonti e Eumir Deodato? Estes álbuns, meus caros, vocês sequer encontram nas prateleiras das lojas. Se você quiser um disco do Eumir Deodato, terá que chegar ao cúmulo de importar de fora, mesmo sendo ele um artista brasileiro. Cadê a defesa à cultura?

Como todo bom apreciador de música e ouvinte, sempre compro álbuns de meus artistas favoritos, até mesmo quando não existem edições nacionais e é necessário importar, pagando-se um absurdo. Pois bem, já que não distribuem certos cds aqui, me sinto no direito de ouvir antes de efetuar a compra. Sinceramente, vejo as coisas por outro lado: a internet ajuda, e muito, a descobrir novos artistas. Muitos cds, os quais eu adquiri, não teria sequer conhecido, se não fosse pela ajuda da grande rede.

Então, eu questiono: é justo utilizar dos tais meios legais, que só ajudam a incentivar o monopólio dos grandes e massacram os pequenos artistas? Eu penso que não, e acredito ser sórdido utilizar de tal artimanha legal para defender tamanha injustiça.

Enfim, me pergunto então o que as gravadoras estão fazendo, nos ditos canais legais, para divulgar a tal cadeia produtiva de compositores, autores, cantores e artistas, que eles tanto falam. O que eu mais vejo sendo promovido por eles é o descaso com a cultura no Brasil, que insiste em deixar às traças tudo o que temos de bom e original, e vendem porcarias como pagode e sertanejo. Eles precisam mudar o discurso porque, com essas atitudes, eles só agem em defesa aos próprios bolsos. Que assumam isso então. Evitaria nossa perda de tempo com tanta prolixidade e discurso vazio.

7 comentários:

  1. Danilo, é um tema muito polêmico que geraria horas de um grande debate. É fato que os artistas arquitetam a maior parte de sua renda através do shows e a gravadora é a detentora do lucro de quase a totalidade das cifras em função da venda dos CD's. Porém, o que se esquece nesse embróglio é a conservação dos direitos de propriedade intelectual do autor, que são tratados como nada no Brasil. Se por um lado nós que escrevemos gostaríamos de ter nossos textos catapultados aos 4 ventos, por outro eu não gostaria que ninguém o citasse sem as devidas considerações e reconhecimento da minha obra.
    Decerto que as autoridades deveriam estabelecer redução de impostos para a fabricação dos compactos e fonogramas que fariam as bolachas chegarem ás prateleiras com valores acessíveis. Daí toda roda gira, as pessoas voltarão a comprar CD's, as gravadoras terão capital para investir em novos artistas e músicos com talento poderão ser descobertos e terem uma oportunidade de se lançarem ao mercado de forma digna.
    Como isso tudo pode ser uma grande utopia, há uma nova ordem, as associações musicais não podem brincar de Guarda Municipal "apreendendo" material das comunidades... Nessa questão o buraco é mais em cima, em Brasília, na Praça dos 3 Poderes.

    ResponderExcluir
  2. Olá, moço! Como sempre, muito bom o texto! Agora vamos o que eles vão fazer com os links de download de livros, animes, filmes... Acho que não é fechar uma comunidade que vai impedir as pessoas de continuar trocando arquivos.

    Beijoss!!!
    ;*

    ResponderExcluir
  3. Excelente texto, Danilo, parabéns!

    Na verdade, hoje o artista não precisa se arrastar até uma gravadora para divulgar seu trabalho. Internet está aí, com várias ferramentas para divulgação, contatos e vendas. E é com isso, com a autoria e a autonomia que as gravadoras estão preocupadas - neste ponto, a ação da tal APCM ganha ecos e provavelmente ressuscitará o debate ou ao menos a lembrança do famigerado projeto do senador Eduardo Azeredo, aquele que, a "grosso modo" queria controlar,digamos, a internet.

    Quando há CD's com preço acessível, compro. Quando não, baixo pela internet. Ouço em casa e no carro. Querem restringir isso? Então eles que comecem a pensar em algumas ações além de sair por aí com o "rapa" de CD's e DVD's e links pela internet ( ao passo que excluem uma comunidade de troca de links de MP3, surgem umas 200 novas plataformas para se trocar música e baixar arquivos).

    abs e parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  4. É realmente complicado isso tudo. Assumo que na maioria daz vezes eu não compro o cd original, muitas vezes pelo preço que eu considero abusivo. E também por saber que quase nada de lucro vai pra banda/artista do qual sou fã. Acho que a internet é uma boa forma de divulgação e que não é uma afronta a cultura, já que, como vc disse, nos possibilita conhecer artistas que não conheceríamos se não tivéssemos a chance de baixar as músicas. Acredito que o que falta é eles pararem de querer encher os próprios bolsos e dar mais valor a músicas de qualidade. Eles sim são uma afronta a cultura nos obrigando a tanta coisa ruim lançada. =/

    Valeu a visita no meu blog =)

    Beeeeeeeeeeijos

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que essas associações só olhom para o seu próprio umbigo. Ou seja: lucro,lucro, lucro.

    ResponderExcluir
  6. muito bom o texto! injustiças,injustiças..nem me rebelo mais..um absurdo da minha parte!
    beijO

    ResponderExcluir