terça-feira, 10 de março de 2009

O casamento do fenômeno

Há um tempo atrás, mas não muito, os jornais destacavam o caso de um famoso jogador de futebol, que foi encontrado em um quarto de motel com três travestis. Nem é preciso dizer que estou falando de Ronaldo, o 'fenômeno', que, meses mais tarde, apareceria em fotografias exageradamente gordo para um atleta, vide foto ao lado. O sentimento de vergonha e frustração foi disseminado entre os brasileiros, afinal, Ronaldo marcou toda uma geração; não só no futebol - onde é tido como o maior craque dos últimos anos - mas sua vida pessoal sempre foi marcada por lindas mulheres e muito dinheiro. A mídia não perdoa, e o garanhão é rebaixado a piada nacional.

Pois bem, meses mais tarde, o jogador - já desacreditado na Europa - volta a atuar em seu país de origem, em um grande time que também vive uma fase de recuperação - o grande em torcida, nem tanto em títulos, Corinthians. Apesar de vista com certa desconfiança, a contratação traria, inquestionávelmente, lucros para o clube, ainda que não vingasse no campo; já que ali estava em jogo a marca, mundialmente famosa, do futebolista.

Ele volta a jogar, em um grande clássico - o maior clássico da maior cidade do país. Corinthians x Palmeiras. Entra em campo aos 18 minutos do segundo tempo. A expectativa era grande. O craque faz boas jogadas - dá uma bolada na trave, o que não é exatamente uma novidade para ele - mas enfim, de qualquer maneira, em campo, ele é incontestável, apesar da visível má forma física. Ronaldo tem tanta intimidade com a bola que, por vezes, se confunde com ela no campo.

O jogo caminha para seu final quando, de repente, nos acréscimos, mais precisamente aos 47 do tempo final, ele cabeceia e marca o gol. Nada mais importa. O narrador esquece o jogo e começa a falar dos dramas e contusões vividas por Ronaldo. Seu gol passa a ser o símbolo de sua volta por cima, de sua superação. Seus erros são todos irrelevantes, seu talento está acima de tudo e sua palavra é uma benção para os novos jogadores. Amém.

Fica claro que Ronaldo se transformou em, além do fenômeno do futebol e das presepadas, no maior anti-herói brasileiro do momento. E os jornais esportivos e a mídia em geral possuem um grande papel nisso. Lembrem-se que a TV faz a vida de qualquer ex-BBB parecer interessante; que dirá a do fenômeno.

Muito se falou em casamentos do fenômeno em castelos, mas mal sabem que isso tudo é uma grande fachada pro maior casamento, que já ocorreu. O casamento dele com a mídia que, não fugindo à regra, vive entre tapas e beijos, regados a muito champagne. A vida do vingador dos balofos se transformou em uma novela mais rentável que os dramalhões de Suzana Vieira. Para novelizar ainda mais a vida do craque, só falta o jogarem no meio da casa do Big Brother. E eu não duvido mais de nada.

9 comentários:

  1. Eu ADOREI seu texto! Sem palavras, cara....muito talento tens! Eu, sinceramente, acho dificil ele voltar a ser o que era... a idade e o cansaço chegam pra todo mundo! acho que a mídia tá dando muito cartaz a ele. Claro, ele tá dando a volta por cima, é um ótimo jogador: aparbéns pra ele! mas quando ele receber uma proposta de um time europeu ele se pica e os corinthianos e toda a torcida barsileira fica a ver navios, se contenado c/ os Klebber Perireira da vida... Menos show e mais futebol! xD

    vou virar segidora, gostei mesmo, kara!! xD

    parabéns

    http://jaconapacheco.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Primeiramente, gostaria de agradecer a visita e o comentário em meu humilde blog. Volte sempre, a casa é sua!

    Bom, seu texto está perfeito. Rogornaldo Fenômeno de Marketing é referência para muitos jovens e crianças no Brasil. O modelo de ascensão social e profissional. Não à toa que escolinhas de futebol e "empresários" proliferam por aí. E o sonho do papai e da mamãe para o filho é...que ele seja jogador de futebol. Esse papo de "médico", "dotô", já era!

    abs, muito bom seu blog mesmo!

    ResponderExcluir
  3. O casamento de Ronaldo com a mídia vem desde 1998, quando esteve blindado de todo aquele imbróglio pré-final de Copa do Mundo... eu hein...

    De qualquer modo, eu (que nem gosto tanto dele) prefiro um Ronaldo gordo e imprevisível do que a maior parte dessa molecada de hoje, que vive brincando de estrela, mas não tem nem 10% da fibra que tinham os grandes jogadores dos anos 90... saudades de assistir a um clássico (mesmo que meu time não teja em campo) onde os sangues estejam ferventes... é foda.

    ResponderExcluir
  4. Oi, te indiquei para receber o selo "Jovens que Pensam"..... acesse e pegue lah ;)

    http://jaconapacheco.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Concordo com tudo!
    O casamento de Ronaldo com a mídia (leia-se Globo) é tão forte que ele, após o jogo, ao ser interpelado por repórteres de outras emissoras, pediu para não falar; mas logo que viu o logo da Vênus Platinada correu para dar entrevista!
    Ronaldo é craque (não é porque ele está fora de forma que a gente tem que chamar ele de ex-craque, essas coisas - se for assim, todos os ex-jogadores de futebol são ex-craques) e tem faro pra gols, mas ele não está 100%, não está pronto pra começar jogando, tampouco voltar para a seleção. Tudo bem, vamos comemorar o gol, o retorno do Fenômeno, mas ter muita calma.

    ResponderExcluir
  6. Gostei do texto e do modo com que escreve, e hj vi uma matéria do Ronaldo em que ele diz que quer terminar sua carreira jogando no Flamengo, ai, que maravilha seria isso!
    beijinhos!!

    ResponderExcluir
  7. Gostei do seu blog, sim, e obrigado pelo convite! Também convido-o a voltar sempre que quiser lá ao humilde Grooeland. O blog é pequenininho mas o coração é grande! hehehehe!

    abs!

    ResponderExcluir
  8. Eu te indiquei para receber o Prêmio Dardos! xD Pega o selo e as regas lah nu meu blog
    xeru i Parabéns ;)

    http://jaconapacheco.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Ronaldo mano.
    Ronaldo é foda. desde sempre acreditei que ele seria otimo de novo.
    só serviu pra os otarios se calarem :D
    otimos posts

    ResponderExcluir