segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Michael Kiske - Kiske (2006)

Partindo do nome, passando pela capa, e chegando ao tracklist, é possível ter uma definição exata do que é o álbum, mesmo sem sequer tirá-lo da caixinha. O eterno ex-vocalista do Helloween consegue transformar em música tudo o que vem declarando há anos na imprensa musical; desde o desprezo à atual indústria fonográfica - que, segundo Kiske, dogmatiza a arte, censurando assim a liberdade do artista - e até mesmo seu lado espiritual, onde ele abre sua fé, focada no Cristianismo, e em tudo aquilo que acredita ser o significado moral da vida.

Ao colocar o cd pra tocar, percebe-se, no som, a mesma serenidade sentida na capa e no trabalho gráfico do álbum em geral - belíssimo por sinal. Apesar do alemão estar afastado da cena metal há mais de 15 anos, este é o primeiro trabalho dele, desde então, onde foram abolidas as guitarras pesadas; estas, que dão lugar às guitarras suaves de Sandro Giampietro. Suaves, sim. Porém, não menos marcantes.

A voz do lendário vocalista - que, na época da gravação, já beirava os 40 anos - está em plena forma, passando a impressão de que amadureceu bastante em relação à voz de moleque prodígio que tinha no começo de carreira. Kiske canta de forma mais amena que o de costume, assim como manda o figurino, mas não menos impecável. Aqui não há demonstrações desnecessárias de potência vocal, porém nem por isso ela deixa de existir: vocalistas irão se deliciar em faixas como 'The King Of It All' e 'All-Solutions'.

No final, temos a impressão de que Michael Kiske, apesar de sua irregular carreira, seja talvez um dos músicos que mais preza pela música como arte, não somente como produto mercadológico. Ele parece rejeitar o título de ídolo dos vocalistas de metal e porta-se como alguém em constante busca por sua verdade, como todos nós, usando de sua música como ferramenta. Ouvir 'Kiske' é mais do que ouvir música. É um processo de auto-conhecimento.

Michael Kiske – Kiske
(2006 - Frontiers Records / Hellion Records - nacional)

01. Fed By Stones
02. All-Solutions
03. Knew I Would
04. Kings-Fall
05. Hearts Are Free
06. The King Of It All
07. Sing My Song
08. Silently Craving
09. Truly
10. Painted
11. Sad As The World

3 comentários:

  1. Tive que baixar o cd pra poder comentar rsrss ^^ É bem isso mesmo! Adorei a critica, adorei o cd! Enfim, "cheirinho de fim de tarde", muito bom! ^^
    Beijos!!

    ResponderExcluir